|
Quem já no escutou algum vizinho ou amigo comentando sobre uma receitinha com berinjela para ajudar na redução do colesterol?
Acredita-se que esta proposta de ter a berinjela como um alimento que favorece a redução do colesterol sanguíneo vem desde a década de 1940 quando os pesquisadores iniciaram vários estudos com o objetivo de avaliar até que ponto esta prática popular tinha fundamento.
Infelizmente estes estudos não chagaram a um consenso.
A preocupação dos pesquisadores e especialistas é que muitas pessoas ao pensar que a berinjela é um potente auxiliador para o controle do colesterol, deixam de seguir uma alimentação adequada em quantidade e qualidade e de tomar medicamentos que muitas vezes são fundamentais ao tratamento.
Segundo Dr. Bruno Caramelli, cardiologista e pesquisador do INCOR, dois estudos brasileiros, sendo um em ratos e outro em humanos, analisaram o efeito do suco de berinjela com laranja sobre o colesterol. O estudo feito com os ratos aconteceu na UNICAMP e constatou um efeito benéfico da berinjela com a laranja reduzindo o colesterol dos ratos submetidos a uma dieta rica em gordura. Já o estudo feito com humanos foi realizado no Instituto do Coração do Hospital das clínicas da Universidade de São Paulo quando foram analisados 19 voluntários que tomaram por 3 semanas, o suco de berinjela com laranja e neste mesmo período foram estimulados a manter o mesmo tipo de alimentação que seguiam antes da pesquisa sem modificação nenhuma no hábito alimentar. Neste caso, os pesquisadores não observaram nenhuma mudança significativa entre os níveis de colesterol antes e após o tratamento e, além disso, nenhum indivíduo mostrou redução nos níveis de colesterol do sangue com a utilização do suco.
Na análise do Dr. Caramelli a única explicação existente para justificar o fenômeno popular da redução do colesterol após o uso do suco de berinjela com laranja, é o fato de frequentemente a decisão de usar a berinjela estar associada a uma opção de vida mais saudável, acompanhada de uma alimentação pobre em gorduras, emagrecimento e atividade física, fatores que comprovadamente são benéficos à redução do colesterol. Neste contexto, como muitas vezes esta mudança de atitude vem a acontecer no mesmo período em que se inicia o uso do suco de berinjela com laranja e muitas pessoas transferem a ele o mérito da redução do colesterol, complementa Dr. Caramelli.
Segundo os especialistas, a melhor opção para a redução do colesterol é adaptar-se a uma alimentação saudável, pobre em gorduras e rica em fibras, fazer uma atividade física, manter um peso corporal saudável e, quando necessário, utilizar medicamentos específicos, com a prescrição médica.
A berinjela é um alimento muito nutritivo, porém os estudos científicos até então, não comprovam a sua eficácia na redução do colesterol. O suco da berinjela pode fazer parte de um hábito alimentar saudável, mas não pode ser considerado tratamento exclusivo para a redução do colesterol, conclui Dr. Bruno Caramelli.
Materia publicada por Dippe Gestão em 23/04/2010
Bulas, Princípio ativo, Indicações Terapêuticas, Fotos, Notícias, Doenças e Tratamentos, Espaço Acadêmico.
Pesquise Medicamentos - ® 2009. Todos os direitos reservados.
Administração Webmail
PÁGINA PRINCIPAL | QUEM SOMOS | NOTÍCIAS | DOENÇAS E TRATAMENTOS | ENTENDA SOBRE | CONTATO [email protected] |