A campanha Dezembro Laranja de prevenção ao câncer se estende até o final de mês.
Farmacêuticos indicarão protetor solar próprio para cada tipo de pele
No Brasil, 30% dos tumores correspondem ao câncer de pele não melanoma, ou seja, não têm origem nas células que produzem pigmentação. No mundo, representa apenas 5,8% dos casos.
A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é a ocorrência de 600 mil novos casos da doença por ano no País.
Isso sendo que 170 mil desses são de pele.
Na tentativa de reverter esse cenário, farmácias de todo o país vêm reforçando a oferta de serviços clínicos e estão promovendo avaliações gratuitas neste mês de dezembro.
Dessa forma, mais de mil estabelecimentos participam da campanha, encabeçada pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) em alusão ao Dezembro Laranja, considerado o mês de combate ao câncer de pele.
Quem passar pelas farmácias será convidado pelos farmacêuticos a participar de um teste para identificar o fator de protetor solar indicado para o tipo de pele.
“As pessoas receberão folheto com uma pesquisa. Nela, é solicitado ao paciente que escolha a cor que mais se assemelha à pigmentação da pele.
Desse modo, a opção está diretamente ligada a um fototipo da pessoa que se baseia na sensibilidade à queimadura solar, bronzeado e região onde é preciso usar proteção solar. As características levantadas indicarão o fator recomendável”.
Assim, explica o coordenador do programa de Assistência Farmacêutica Avançada da Abrafarma, Cassyano Correr.
Fonte: Abrafarma