Tratamento associado à equipe multidisciplinar ajuda na melhora e na manutenção dos ajustes realizados através do quiropraxista
Talvez você ainda não saiba o que é quiropraxia e como esse tratamento pode melhorar a qualidade de vida de seus pacientes. Existem dores corporais que são difíceis de serem compreendidas, levando muitas vezes anos para que o fator causador seja conhecido. Exercícios de alta intensidade, má postura, sedentarismo ou até mesmo uma queda podem causar lesões em nossa musculatura, fazendo que nosso corpo chegue ao limite da dor.
Foi preocupado com todo esse cuidado que o quiropraxista e proprietário da Clínica Quirocare, Éderson O. Souza, se aprimorou em técnicas para ajudar a população especificamente na coluna com dor e reabilitação, conforme relata. “Trabalhamos observando o perfil de cada paciente. No caso das mulheres, são feitos exames, observando também as ‘três bombas’, que elas enfrentam que são, menstruação, gestação e menopausa. Isso também vale para os homens, analisando o biótipo e objetivo”, ressalta.
Éderson explica que o funcionamento da coluna vertebral é o elo entre nosso cérebro e os impulsos nervosos para que todo o restante do nosso sistema vital funcione normalmente. “Quando acontece um desalinhamento, nosso corpo começa a sofrer com essa obstrução. Por meio do diagnóstico e remoção é possível tratar as interferências da coluna, aliviando o paciente dos sintomas, proporcionando melhora da saúde do corpo como um todo”, ressalta.
Exemplo disso são os atletas que forçam sua musculatura e coluna ao máximo, criando desconfortos, desgastes, hérnias e outros problemas envolvidos. “Muitos atletas que buscam um alto rendimento procuram o quiropraxista para evitar lesões e aumentar seu potencial. Aqui na clínica, atendemos jogadores do Sport Clube Gaúcho, Passo Fundo Futsal, entre outros que buscam a reabilitação, manutenção e tratamento”, aponta, lembrando também da importância da equipe multidisciplinar que atua de forma integrada para o diagnóstico preciso das causas das dores.
Mente e corpo em equilíbrio
Compreender o comportamento humano é a resposta para a qualidade nos resultados como um todo, aborda um dos educadores físicos da Clínica Quirocare, Maurício Basso, ressaltando seu foco junto da quiropraxia. “A gente percebe que as pessoas que tem resultados bem notáveis no treinamento tem uma alta vigilância muito grande. Mas infelizmente, muitas pessoas começam, param, recomeçam, desistem e eu tento ajudar que isso não aconteça”, explica.
Maurício cita a questão da quiropraxia, quando o paciente faz os ajustes, tem a melhora efetiva, porém não realiza manutenção ou não se cuida da devida forma e acaba voltando a sentir dor. “Se o paciente vem aqui e não muda seus hábitos, não cria novos caminhos neurais, o problema sempre vai retornar. É preciso, além disso, querer mudar a forma que se comparta”.
Quanto à equipe multidisciplinar, Maurício Basso orgulha-se em dizer que não é em todo lugar que um paciente vai que toda clínica pense no seu bem-estar. “Nós nos reunimos e pensamos em como melhorar ainda mais determinado paciente. Isso faz toda diferença no resultado, melhora a qualidade de vida. Sem contar que aprendemos um com o outro nessa troca”, aponta.
Pelo menos 150 minutos por semana
O educador físico Mateus Jacobs de Albuquerque ressalta a importância da atividade física na qualidade de vida e nos resultados do paciente. “O mínimo que se estabelece são 150 minutos de atividade física por semana, ou seja, mais ou menos três aulas de uma hora. Caso o paciente não goste ou não queira fazer na academia, indicamos uma caminhada, pedalada, corrida ou alguma atividade que movimente o corpo”, aponta.
Mateus explica que dentro da clínica são desenvolvidos métodos para reforçar toda a estrutura da pessoa, graças também a equipe interdisciplinar que cuida e trata da individualidade do paciente. “Os atletas são adeptos a quiropraxia por entenderem que é bastante significativa a melhora que acontece de uma maneira geral”, cita como exemplo.
Reabilitação e fortalecimento
Diferente de um estúdio de pilates, na Quirocare a atividade tem como foco a reabilitação e o fortalecimento do músculo, explica o instrutor Mateus Pisseti. “No exemplo de um atleta, o pilates associado a quiropraxia irá reabilitar e reforçar o músculo para que não forme uma lesão. Normalmente, eles já treinam diariamente, então aqui ajudamos para que reduza a tensão muscular, na melhora do equilíbrio, corrigimos a postura”, explica.
Alongar, reabilitar, reduzir a dor são os pilares do pilates associados à quiropraxia, cita a instrutora de pilates Jordana Jandrey. “Cuidamos como respirar e inspirar, com a prática regular, é possível prevenir lesões em diversas regiões e estimular a conscientização corporal e respiratória”, explica.
Jordana é instrutora de pilates na Clínica e formada em Educação Física
Para a instrutora de pilates, Bruna Foking, a atividade é um método de reabilitação e condicionamento físico que envolve alguns princípios em sua aplicação. “São eles: centralização, concentração, controle, respiração, fluidez e precisão. Ele apresenta diversos benefícios, entre eles, melhora no controle postural e muscular, na capacidade respiratória, aumento de flexibilidade, alívio de dores, aumento de força, entre outros. A busca dos atletas é por melhores rendimentos, com esse foco, os princípios do pilates são trabalhados harmoniosamente para altas performances, influenciando no desempenho do atleta”.
Redução de dor e melhora exponencial
Goleiro do Sport Clube Gaúcho, William Lago relata como o tratamento ajudou na redução das dores causadas pela hérnia de disco. “Minha dor reduziu 99%, é um divisor de águas na minha vida. Antes, eu sempre estava com dor, ia para os treinos infeliz, mal humorado, sem contar as várias vezes que joguei com dor. Caia no campo para defender uma bola e sofria para levantar novamente. Hoje sou outro, dificilmente tenho dor, até meu humor melhorou. Acredito que seja essencial o tratamento multidisciplinar para fortalecer a musculatura e prevenir o desenvolvimento de outras fraturas ou desgastes”, finaliza.
A Quirocare
Localizada na Rua XV de Novembro, nº 961, esquina com a Morom, no centro de Passo Fundo, a nova Clinica Quirocare integra em sua estrutura modernas salas de atendimento e uma completa academia para a prática de exercícios físicos. Ou seja, um centro para o cuidado de sua coluna, preparado para o alívio das dores e o tratamento de suas causas propiciando a reabilitação e um aumento do desempenho físico e mental para combater os malefícios da vida moderna como ansiedade, depressão, nervosismo e estresse.
Fonte: https://diariodamanha.com/noticias/quiropraxia-o-que-e-como-funciona-e-para-que-serve/