Lívia Eberlin, a cientista brasileira que desenvolveu a caneta que detecta câncer, fará apresentação em conferência magna, no dia 25 de setembro, durante o 53º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial. O evento acontece no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.
Lívia Eberlin é química analítica e no final de 2018 ganhou a bolsa MacArthur “Genius”, por sua pesquisa sobre o uso de espectrometria de massa para detectar tecido canceroso. Através da MasSpec Pen, um aparelho que tem formato de caneta, será possível identificar células cancerosas no tecido humano em apenas dez segundos. Hoje, uma análise padrão pode levar até duas horas para obter o resultado definitivo.
Lívia é doutora em Química pela Unicamp. Mudou-se para os EUA em 2008 para iniciar um programa de PhD em Química Analítica na Purdue University sob a orientação do Prof. R. Graham Cooks. Durante seu doutorado desenvolveu e aplicou a imagem por ionização de ambiente ao diagnóstico de câncer humano. Em reconhecimento ao seu trabalho inovador de PhD, recebeu muitos prêmios, incluindo o prêmio Nobel Laureate Signature da American Chemical Society.
Em 2012, ela iniciou seu trabalho de pós-doutorado na Universidade de Stanford, sob a orientação do Prof. Richard N. Zare, onde continuou a desenvolver tecnologia para pesquisa biomédica. Durante esse período, ela recebeu a bolsa L’Oréal for Women in Science, o prêmio K99 de independência do NIH / NCI, e foi listada entre os 30 de 30 da Forbes em Science and Healthcare. Em 2016, Lívia iniciou sua carreira independente como professora assistente no Departamento de Química da Universidade do Texas em Austin.
Fonte: https://www.labnetwork.com.br/noticias/cientista-brasileira-que-criou-caneta-que-detecta-cancer-fara-apresentacao-no-53o-cbpc-ml/