Uma parceria das redes norte-americanas Albertsons e Safeway com a Akos Med Clinic criou uma espécie de “clínica do futuro”, com estações de inteligência artificial e realidade aumentada auto-guiadas para os clientes das farmácias. “A parceria ampliará o acesso aos cuidados com saúde e ajudará os clientes a suprir num único lugar todas as suas necessidades nutricionais e medicinais”, afirma Joe Leyba, diretor de farmácia da Albertsons.
A estação médica orienta os pacientes por meio de coletas de dados como peso, temperatura, pressão arterial e oximetria. Também capta imagens dos ouvidos, nariz e garganta e sons do peito, pulmões e abdômen. O processo dura menos de 15 minutos e os resultados são enviados, juntamente com o diagnóstico de possíveis doenças e opções de tratamento, para um provedor que interage com o paciente por meio de uma vídeo-consulta – oportunidade em que são checadas as informações, com verificação de diagnóstico e confirmação ou alteração do plano de tratamento.
O espaço conta com a supervisão de profissional de saúde e também pode ajudar no diagnóstico e tratamento de sinusite, dores de ouvido e garganta, erupções cutâneas e infecções do trato urinário. “Em uma época em que a saúde digital está evoluindo rapidamente, estamos entusiasmados em trazer essa abordagem sem precedentes para o atendimento médico virtual”, afirma Kishlay Anand, CEO e co-fundador da Akos.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico