Dificuldade, dor ou ardor ao urinar, sensação de bexiga cheia e urina escura são alguns dos sinais de alerta para o câncer de próstata. Mas, quatro em cada dez brasileiros do sexo masculino (39%) desconhecem os principais sintomas da doença que só em 2018 deve acometer mais de 68 mil homens no país.
A doença é a segundo tipo de câncer com maior incidência no país, perde para o câncer de pele não melanoma, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). “Mas as pessoas têm a percepção de que o câncer de mama é cinco vezes mais frequente do que o câncer próstata”, afirma Fabrizio Rodrigues Maciel, diretor de healthcare na Ipsos.
O medo de receber um diagnóstico de algum câncer aflige três em cada quatro entrevistados de ambos os sexos, segundo a pesquisa da Ipsos, mas as mulheres têm mais chances de receber um diagnóstico precoce, considerado importantíssimo pelos especialistas para o sucesso do tratamento. De acordo com o estudo, 86% das mulheres realizam check-up anualmente. Entre os homens, o percentual cai para 66%.
A pesquisa também revela que se suspeitassem de um câncer de próstata metade dos entrevistados procurariam um urologista.
A Ipsos realizou 500 entrevistas onlines com homens e mulheres, em proporções iguais, de 18 a 55 anos de todo o Brasil, entre 27 de setembro e 2 de outubro de 2018. A margem de erro é de 4,4 pontos percentuais e o intervalo de confiança da pesquisa é de 95%.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico