Aliado de muitos trabalhadores durante sua jornada diária, o café pode ser eficaz para “limpar” as artérias. Um estudo de pesquisadores da Coreia do Sul revelou que a bebida pode evitar o entupimento dessas cavidades, o que diminuiria o risco de doenças cardíacas.
Os estudiosos analisaram 25 mil funcionários, homens e mulheres, sem sinais de doenças cardíacas em seu histórico. Durante a realização da pesquisa, os pacientes foram submetidos a exames de rotina para verificar o acúmulo de cálcio nas artérias.
Os cientistas observaram que os que bebiam de três a cinco xícaras diárias de café tinham menos chances de apresentar doenças, pois acumulavam uma quantidade menor da substância em suas artérias. A pesquisa também levou em consideração fatores que diferenciavam os funcionários, como histórico familiar e a prática de exercícios físicos.
Apesar da constatação, os pesquisadores destacaram a necessidade de desenvolver mais estudos sobre o tema, uma vez que o efeito do café sobre o coração é polêmico e outras pesquisas relacionaram fatores de riscos, como a pressão alta, ao consumo da bebida.
Membro da Fundação Britânica do Coração, Victoria Taylor também fez ponderações sobre as conclusões do estudo. Em entrevista à BBC afirmou que “Precisamos tomar cuidado quando generalizamos os resultados, porque eles são baseados na população da Coreia do Sul, que tem hábitos e uma dieta diferente.”
Fonte: Portal O Globo 03/03/2015