A receita para emagrecer com saúde e para sempre consiste em seguir algumas regras diárias:
Para começar é importante fazer uma alimentação correta, e, para isso, é preciso inserir no cardápio bastante fruta (3-4 porções/dia), dando preferência àquelas que são menos calóricas e com mais água, como melão, tangerina, melancia, morango e até o mamão;
Mastigar devagar é um hábito muito difícil de se desenvolver, mas é um dos pequenos segredos que fazem a dieta funcionar.
Por isso, mastigue bem os alimentos, porque além de melhorar a digestão fica mais fácil saber a hora certa de parar de comer;
Eliminar as frituras e o sal em excesso, já que podem causar retenção hídrica e provocar uma sensação desagradável de inchaço;
Nunca ficar muitas horas sem comer, este é o principal motivo das dietas ficarem pela metade.
Não pular as refeições e beber bastante água ou chá sem açúcar nos intervalos, pois isto ajuda a hidratar o corpo e limpa as impurezas.
A reeducação alimentar é um processo que sempre evolui passo a passo, de forma a fazer parte naturalmente da rotina diária, e o organismo responde sempre muito bem à uma alimentação equilibrada.
Não tenha pressa, os resultados irão aparecer. O pensamento deve estar em cumprir o compromisso e não nos quilos a menos, pois eles são uma consequência natural e inevitável.
Estas 5 dicas simples para emagrecer e perder barriga envolvem apenas mudanças de hábitos e podem ajudar a eliminar até 2 kg por mês.
As dicas estão listadas por ordem de importância, começando por:
1. Dormir Bem. Pode parecer óbvio, mas fazer dieta em fase de muito trabalho e pouco sono é tortura. Descansar bem dá ânimo para cumprir os compromissos do dia a dia e fica mais fácil resistir às tentações. Além disso, descansar apropriadamente deixa o corpo disposto para fazer mais exercícios. Em média, diariamente, as pessoas precisam de 6 a 8 horas de sono para descansar.
2. Beber muita água durante o dia. A água durante as refeições não é aconselhada, por isso, procure beber líquidos até meia hora antes das refeições. Depois de comer, espere outra meia hora para voltar a beber água. A quantidade de água necessária varia de pessoa para pessoa. Beber entre 1 e 2 litros de água por dia não é demais e deve ser feito todos os dias. Veja como beber 2 litros de água por dia.
3. Fazer algum exercício físico. O tipo do exercício não é o mais importante. É natural que correr muito rápido emagreça em menos tempo do que apenas caminhar. Mas, correr não é para todas as idades, nem para todos os joelhos. Por isso, se a sua melhor opção, para todos os dias ou 3 vezes por semana, é caminhar, esse é o melhor exercício físico do mundo pra você. O importante é fazer o que o corpo permite e nunca ficar parado. Veja 3 Exercícios simples para fazer em casa e Perder Barriga.
4. Comer frutas e legumes. Insira no regime alimentar frutas ou legumes em todas as refeições. Como, por exemplo, uma salada de frutas com iogurte no lanche da tarde e uma salada de alface, tomate, atum e maçã no jantar. Mesmo em pequenas quantidades durante o dia, as frutas e legumes fornecem muitas fibras e vitaminas e, por isso, é fonte de saúde e ajuda a emagrecer e perder barriga. Confira a dieta para perder barriga.
5. Não ficar com fome. Fazer pequenas refeições a cada 3 horas pode parecer exagerado, mas é certo que a fome não aparece. Dessa forma, as porções de comida, aos poucos, vão diminuindo e o peso também. Colocar lembretes no celular ou na agenda e se programar no dia anterior, para os horários das refeições, pode tornar essa tarefa mais fácil de cumprir. Veja: Alimentos para quem tem fome toda hora.
Como emagrecer com saúde
Se parece que emagrecer é muito difícil, pode ser importante consultar um endocrinologista para analisar se a glândula tireóide está funcionando como deveria. Além disso, um nutricionista, ou médico nutrólogo, pode ser consultado para estabelecer regras de regime alimentar personalizadas e, assim, ficar mais simples de cumprir. Somado a isso, é muito bom ter alguém a mais no "time", torcendo e cobrando resultados.
Nos casos em que o indivíduo tem algum problema de saúde, como gastrite, asma, osteoporose, ou mesmo apenas uma limitação de mobilidade, a orientação e conselho dos médicos, para conciliar a dieta com o uso de medicamentos e com a devida adaptação à doença, é fundamental para que seja possível emagrecer melhorando a qualidade de vida, e não o contrário.
Por Tatiana Zanin (Nutricionista)
Fonte: http://www.tuasaude.com