Chip se dissolve após levar medicamentos ao corpo
Nos EUA, o regulador aprovou pela primeira vez um comprimido digital que acaba por se dissolver no aparelho digestivo do doente.
O objetivo deste comprimido digital é fornecer indicações precisas aos médicos sobre como está a correr determinado tratamento ou qual o efeito de determinada mediação no doente.
De acordo com o publicado na revista Nature, o comprimido manoscópico é integrado nos comprimidos habituais que o paciente toma, mas ainda só está a ser usado em placebos. O sensor é feito de um chip de silício com magnésio e cobre. Ao ser engolido, o comprimido gera uma voltagem que responde aos sucos digestivos e envia sinais para um penso usado pelo paciente. Este penso comunica depois com um telemóvel ou tablet de um médico.
O objetivo passa por aferir a reação do organismo do utilizador a determinada terapêutica ou medicação e verificar se existe a necessidade de reajustes.
Ler mais: http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/ciencia/2012/08/03/comprimido-digital-que-se-dissolve-recebe-luz-verde#ixzz27iDzKpud