|
Quando um remédio não é suficiente para controlar os desagradáveis sintomas do refluxo de ácido, ou azia, às vezes é preciso operar.
Um novo procedimento feito sem incisões vem sendo anunciado como um alternativa para a cirurgia convencional.
A cirurgia tradicional contra azia envolve pequenas incisões no abdômen, por onde ferramentas cirúrgicas são inseridas para criar uma nova válvula que impede o conteúdo do estômago de subir pelo tubo digestivo.
No novo procedimento, a válvula é criada inserindo-se um aparelho cirúrgico, semelhante a uma vara de pescar de brinquedo, pela boca até onde o esôfago se liga ao estômago. O aparelho é vendido pela EndoGastric Solutions Inc., de Redwood City, na Califórnia.
"Não é um procedimento tão agressivo" quanto a cirurgia tradicional, mas também não é tão eficaz, considerando a satisfação dos pacientes e a eliminação da acidez no esôfago, disse Hiran C. Fernando, diretor de cirurgia torácica do Centro Médico de Boston.
A vantagem é que a nova técnica tem poucos efeitos colaterais de longo prazo, como inchaço, diz Fernando, que realiza os dois procedimentos. Até agora, a maioria dos estudos sobre o novo procedimento acompanhou os pacientes por seis meses ou um ano depois da cirurgia.
"Honestamente, não sabemos qual será a eficácia no longo prazo", disse Reginald C.W. Bell, cirurgião que às vezes presta consultoria à EndoGastric Solutions.
O procedimento custa entre US$ 6.000 e US$ 14.000.
Azia ou refluxo frequentes são sintomas da chamada doença de refluxo gastroesofágico, que ocorre quando um músculo do baixo esôfago para de funcionar bem.
Isso é acompanhado de queimação no peito ou garganta e até vômito, segundo a NIH, principal agência do governo americano de pesquisas sobre a saúde.
Fonte: Valor Econômico - São Paulo
Bulas, Princípio ativo, Indicações Terapêuticas, Fotos, Notícias, Doenças e Tratamentos, Espaço Acadêmico.
Pesquise Medicamentos - ® 2009. Todos os direitos reservados.
Administração Webmail
PÁGINA PRINCIPAL | QUEM SOMOS | NOTÍCIAS | DOENÇAS E TRATAMENTOS | ENTENDA SOBRE | CONTATO [email protected] |