1. Quais são algumas características da constipação?
Dores e esforço excessivo com dificuldade para evacuar, fezes endurecidas, sensação de estufamento abdominal e gases são algumas características da constipação.
2. O que é constipação?
Pode-se considerar constipação a redução da frequência a menos de três evacuações por semana.
3. Qual a frequência normal das evacuações?
A frequência entre defecações pode variar de pessoa para pessoa.
Alguns indivíduos sadios podem ter uma a duas evacuações ao dia, enquanto outros três a 4 vezes por semana. Tudo depende do sistema digestório individual, da alimentação e do estilo de vida.Entretanto, se você tiver menos de três evacuações por semana, ou estiver fazendo esforços excessivos e sofrendo dor para evacuar, pode estar sofrendo de constipação e deve procurar orientação médica.
4. O que causa a constipação?
A constipação ocorre quando os músculos do intestino grosso não atuam adequadamente, e não favorecem a eliminação do seu conteúdo como deveriam.
A retenção das fezes no colo e no reto permite que uma grande quantidade de água seja absorvida das mesmas, que se ressecam e endurecem, tornando a defecação mais difícil.
Os motivos que causam a constipação são complexos e para a maioria das pessoas que são constipadas cronicamente não há uma causa específica 1,2 . Revisões recentes sobre evidências disponíveis demonstraram que algumas causas da constipação previamente estabelecidas eram infundadas.3
Entretanto, existem algumas condições que a influenciam:
• Doenças
• Medicamentos
• Mudanças na rotina, como férias ou viagens
• Mudanças no metabolismo
• Conter a necessidade de ir ao banheiro
• Mudanças hormonais; gravidez
• Recuperação após cirurgia
• Em alguns casos, não há a prática suficiente de exercícios.
References
1. Kamm MA. Constipation and its management. British Medical Journal 2003;327:460-462.
http://bmj.com/cgi/content/full/327/7413/459
2. Tramonte SM, et al. The treatment of chronic constipation: a systematic review. Journal of General Internal Medicine 1997;12:15-24.
3. Müller-Lissner SA, Kamm MA, Scarpignato C, Wald A. Myths and Misconceptions About Chronic Constipation. American Journal of Gastroenterology 2005; www.amjgastro.com
5. Quais são as conseqüências da constipação?
Se a constipação intestinal não for tratada adequadamente, a longo prazo, pode evoluir e gerar complicações para o organismo, como:
• Diverticulose: saculações do revestimento interno do intestino para fora de suas paredes.
• Hemorróidas: dilatações tortuosas dos vasos sangüíneos da região anal, que podem sangrar, além de causar dor e prurido (coceira), provocadas por fezes ressecadas e esforço exagerado ao evacuar.
• Fissuras anais: pequenos “cortes” na região anal, provocada por fezes ressecadas e esforço ao evacuar, gerando dor, sangramento e ardência ao evacuar.
topo
6. Há uma razão para as mulheres sofrerem mais com a constipação do que os homens?
Sim. As mulheres referem sofrer de constipação três vezes mais do que o homem. Porém as razões para esse fato não são entendidas totalmente.
Devido ao fato da mulher cuidar mais de seu corpo do que o homem, ficando mais ciente do que está acontecendo no seu organismo , e de ter mais iniciativa para falar a respeito do assunto , pode causar a impressão de que esse público sofra mais com o problema.
Existem alguns fatores que afetam a digestão na mulher. Como a gravidez, tempo em que o corpo produz hormônios especiais para imobilizar o útero, para evitar contrações prematuras. Essa imobilização do útero também afeta os músculos do intestino, causando a constipação. Durante a menopausa, os níveis hormonais também sofrem mudanças consideráveis, o que pode influenciar o movimento intestinal e talvez gerar a constipação.
Fonte: http://www.dulcolax.com.br/com/br/Main/FAQ/faqconstipation/index.htm