|
Um estudo com quase 400 mil pessoas entre 50 e 71 anos de idade descobriu uma forte associação entre uma dieta rica em fibras e uma vida longa.
Especificamente, os participantes do estudo que adotavam uma dieta rica em grãos integrais, frutas e vegetais (até 29g de fibra por dia para os homens, 26g para as mulheres) apresentaram 22 por cento menos probabilidade de morrer após nove anos do que os que comiam menos fibra (13g e 11g por dia), de acordo com o estudo, publicado no "Archives of Internal Medicine".
As pessoas do grupo que consumia bastante fibra tiveram menos probabilidade de morrer de doença cardiovascular, infecciosa ou respiratória. Uma dieta rica em fibras também esteve associada a menos casos de morte por câncer em homens, mas não em mulheres.
O baixo índice de mortes foi associado a uma dieta rica em fibras consumidas através de grãos integrais, disse o principal autor do estudo, Yikyung Park, cientista do Instituto Nacional de Câncer.
"Uma das nossas descobertas foi que a fibra tem propriedades anti-inflamatórias", disse Park, acrescentando que os grãos também são ricos em vitaminas, minerais e elementos químicos benéficos.
As pessoas que consumiram mais fibra em geral eram mais saudáveis, mais instruídas e mais ativas fisicamente, como observaram os autores. Mas o estudo ajustou essas diferenças.
No começo do estudo, todos os participantes preencheram questionários sobre o consumo de alimentos, com 124 itens. Nove anos depois, 20.126 homens e 11.330 mulheres tinham morrido.
Por Roni Caryn Rabin - The New York Times
Bulas, Princípio ativo, Indicações Terapêuticas, Fotos, Notícias, Doenças e Tratamentos, Espaço Acadêmico.
Pesquise Medicamentos - ® 2009. Todos os direitos reservados.
Administração Webmail
PÁGINA PRINCIPAL | QUEM SOMOS | NOTÍCIAS | DOENÇAS E TRATAMENTOS | ENTENDA SOBRE | CONTATO [email protected] |