Sibutramina
O Cloridrato de sibutramina é um inibidor de apetite de uso oral. O medicamento promove perda de peso, redução do apetite, anorexia.
Ao nível do sangue reduz o clolestrol, triglicerídeo e ácido úrico.
Efeitos adversos
Alterações no paladar, sensação de boca seca, náuseas e obstipação. Dor de cabeça, insônia, taquicardia, palpitações, nervosismo, depressão, tontura, sonolência, aumento da pressão arterial, dor nas costas, tosse e erupções cutâneas são outros efeitos adversos possíveis.
Condições especiais
Não usar durante a gestação e lactação; não usar com insuficiência, renal, hepática ou cardíaca; Precaução no caso de hipertensão ou epilepsia.
Aconselha-se reavaliar o uso se a perda de peso for inferior a dois quilos nas primeiras quatro semanas.
Forma farmacêutica e apresentações
Cápsulas 10 mg e 15mg
USO ADULTO
Composição
Cada cápsula contém:
cloridrato de sibutramina monoidratado ...............10 mg
(equivalente a 8,37 mg de sibutramina)
Excipientes: celulose microcristalina, dióxido de silício, estearato de magnésio e lactose.
Cada cápsula contém:
cloridrato de sibutramina monoidratado ..............15 mg
(equivalente a 12,55 mg de sibutramina)
Excipientes: celulose microcristalina, dióxido de silício, estearato de magnésio e lactose.
INFORMAÇÕES AO PACIENTE
Ação esperada do medicamento: cloridrato de sibutramina monoidratado é um medicamento de uso oral para o tratamento da obesidade (excesso de peso), que leva à perda de peso através de um duplo mecanismo:
redução da ingestão de alimentos pelo aumento da saciedade e diminuição da fome; e prevenção do declínio do gasto energético que segue a perda de peso.
cloridrato de sibutramina monoidratado deve ser usado como parte de um programa de perda de peso, supervisionado pelo seu médico, que deve incluir uma dieta com redução de calorias e atividade física apropriada.
Cada pessoa responde diferentemente ao tratamento com cloridrato de sibutramina monoidratado quando usado como parte de um programa de perda de peso. Seu médico deverá ser notificado no caso de variações das respostas iniciais esperadas, para que ele possa reavaliar suasituação. Seu médico pode, por exemplo, indicar um aumento ou uma redução na dosagem de cloridrato de sibutramina monoidratado.
Cuidados de armazenamento: Conservar cloridrato de sibutramina monoidratado dentro da embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC) e protegido de umidade.
Prazo de validade: o prazo de validade encontra-se impresso na embalagem.
Verifique sempre o prazo de validade do medicamento antes de usá-lo.
NÃO USE MEDICAMENTO COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.
Gravidez e amamentação: como não foram realizados estudos sobre o uso de cloridrato de sibutramina monoidratado em pacientes grávidas ou amamentando, o medicamento não deve ser usado durante a gravidez e a amamentação sem orientação médica.
nforme seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe seu médico se estiver amamentando.
Cuidados de administração: cloridrato de sibutramina monoidratado deve ser utilizado apenas sob orientação médica.
As cápsulas devem ser ingeridas pela manhã, com um pouco de líquido, antes ou após a alimentação.
SIGA A ORIENTAÇÃO DO SEU MÉDICO, RESPEITANDO SEMPRE OS HORÁRIOS, AS DOSES E A DURAÇÃO DO TRATAMENTO.
Interrupção do tratamento: NÃO INTERROMPER O TRATAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO.
Reações adversas: cloridrato de sibutramina monoidratado geralmente é bem tolerado, mas alguns pacientes podem apresentar dor de cabeça, insônia, delírio, parestesia, náuseas, taquicardia, hipertensão, palpitações, vasodilatação, piora da hemorróida, constipação, sede, edema generalizado, edema periférico, sudorese, alterações do paladar, secura da boca.
INFORME AO SEU MÉDICO O APARECIMENTO DE REAÇÕES DESAGRADÁVEIS. No caso de reações alérgicas, interrompa o tratamento com cloridrato de sibutramina monoidratado e informe prontamente o ocorrido ao seu médico.
Ingestão concomitante com outras substâncias: não é recomendado o uso de bebidas alcoólicas juntamente com cloridrato de sibutramina monoidratado.
Não é recomendado o uso concomitante de cloridrato de sibutramina monoidratado com inibidores da monoaminooxidase (IMAOs), medicamentos de ação central, inibidores da recaptação de serotonina, medicamentos para enxaqueca, descongestionantes, antitussígenos, antigripais, antialérgicos que contenham efedrina ou pseudoefedrina, inibidores do citocromo P450.
INFORME SEU MÉDICO SOBRE QUALQUER MEDICAMENTO QUE ESTEJA USANDO, ANTES DO INÍCIO OU DURANTE O TRATAMENTO.
Contra-indicações: cloridrato de sibutramina monoidratado é contra-indicado a pessoas alérgicas à sibutramina. Avise o seu médico se você for alérgico à sibutramina ou aos outros componentes da fórmula do medicamento. Avise o seu médico se apresentar alguma reação alérgica durante o tratamento.
Informe seu médico, especificamente, se estiver tomando ou se for tomar medicamentos como agentes redutores do peso, descongestionantes nasais, antidepressivos, antitussígenos, medicamentos para enxaqueca ou outros medicamentos que não precisam de receita médica para serem adquiridos.
Informe seu médico caso exista história de anorexia nervosa, bulimia nervosa ou outras desordens na alimentação, e conhecimento, intenção ou suspeita de gravidez e amamentação, para receber uma orientação cuidadosa.
Informe seu médico sobre a presença de pressão alta, doenças cardíacas presentes ou passadas, epilepsia ou crises convulsivas prévias, glaucoma, depressão e outras doenças. Em pessoas sob tratamento com cloridrato de sibutramina monoidratado a pressão arterial e a freqüência cardíaca devem ser controladas periodicamente.
Disfunção renal: sibutramina deve ser utilizada com cautela em pacientes com insuficiência renal leve a moderada. Sibutramina não deve ser utilizada em pacientes com insuficiência renal grave, incluindo pacientes com insuficiência renal em estágio avançado e que realizam diálise (ver Farmacocinética: insuficiência renal).
Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.
ATENÇÃO: MEDICAMENTO CONTROLADO
É vedada a venda desse medicamento via internet.
Medicamento sujeito a controle especial mediante retenção da receita.
Portaria nº344 - 01/02/1999 - MINISTÉRIO DA SAÚDE