Cicladol®
Piroxicam b-ciclodextrina
Uso adulto
Formas farmacêuticas e apresentações - Comprimidos: Cartuchos com 5 ou 10 comprimidos. Comprimidos efervescentes: Cartucho com 6 comprimidos efervescentes. Pó oral: Cartucho com 5 envelopes de 3 gramas. Supositório: Cartucho com 5 supositórios.
Composição completa - Cada comprimido de CICLADOL® contém: Piroxicam b-ciclodextrina (equivalente a 20 mg de piroxicam) 191,2 mg; Excipientes q.s.p. 1 comprimido. Componentes não-ativos: Glicolato de amido sódico, lactose, amido de milho, polivinilpirrolidona, dióxido de silício e estearato de magnésio. Cada comprimido efervescente de CICLADOL® contém: Piroxicam b-ciclodextrina (equivalente a 20 mg de piroxicam) 191,2 mg; Excipientes q.s.p. 1 comprimido efervescente. Componentes não-ativos: Lactose, carbonato de sódio, glicina, ácido fumárico, aspartame, polietilenoglicol 6000 e aroma de limão. Cada envelope de CICLADOL® Pó oral contém: Piroxicam b-ciclodextrina (equivalente a 20 mg de piroxicam) 191,2 mg; Excipientes q.s.p. 1 envelope de pó oral. Componentes não-ativos: Dióxido de silício, sorbitol, aspartame e aroma de limão. Cada supositório de CICLADOL® contém: Piroxicam b-ciclodextrina (equivalente a 20 mg de piroxicam) 191,2 mg; Excipientes q.s.p. 1 supositório. Componentes não-ativos: Dióxido de silício e base para supositório.
Informações técnicas - CICLADOL® é uma nova formulação de piroxicam, na qual a substância ativa forma um complexo com a betaciclodextrina. A betaciclodextrina, um oligossacarídeo cíclico que deriva da hidrólise enzimática do amido comum e, graças à particular estrutura química da qual é provida, pode formar complexos de inclusão (encapsulação molecular) com vários fármacos, melhorando as características de solubilidade, estabilidade e biodisponibilidade. Piroxicam betaciclodextrina apresenta elevada hidrossolubilidade e uma absorção mais rápida após administrações oral e retal, quando relacionado com o piroxicam. A melhor solubilidade leva a um rápido aumento dos níveis plasmáticos e a um alcance precoce do valor de pico que se evidencia, clinicamente, com um aparecimento mais rápido e uma intensidade maior dos efeitos analgésico e antiinflamatório. CICLADOL® apresenta uma meia-vida plasmática prolongada, possibilitando a administração de uma única dose diária. CICLADOL®, graças às suas propriedades farmacológicas e farmacocinéticas, é eficaz no tratamento das afecções de natureza reumática e/ou inflamatória com componente álgico marcante, que comprometem seriamente as condições gerais e a atividade normal dos pacientes e nas quais é necessária uma terapia que seja ao mesmo tempo eficaz, rápida e intensiva.
Indicações - Tratamento dos estados dolorosos agudos, como reagudização de dores reumáticas, dor musculoesquelética, dismenorréia, cefaléia, dor pós-traumatismo e pós-operatória, odontalgia, afecções reumáticas articulares e extra-articulares.
Contra-indicações - Hipersensibilidade ao fármaco, úlcera gastroduodenal, gastrite, dispepsias, distúrbios hepáticos e renais graves, insuficiência cardíaca grave, hipertensão arterial grave, alterações hematológicas graves, presença de diálise hemorrágica, gravidez confirmada ou presumível, período de aleitamento.
Precauções - Em paciente com anamnese de afecções do trato gastrointestinal CICLADOL® somente deve ser administrado sob rigoroso controle médico. Deve-se adotar especial cautela também no tratamento de pacientes portadores de insuficiência cardiocirculatória, hipertensão arterial, comprometimento da função hepática ou renal, alterações hematológicas atuais ou pregressas, asma brônquica e pacientes idosos. A exemplo do que ocorre com outros fármacos de atividade análoga foram observados, em raros casos, elevação do nitrogênio uréico; estas elevações não se acentuam e no decorrer do tratamento com CICLADOL®, atingindo um platô, e retornando aos níveis iniciais assim que o tratamento for interrompido. A elevação do nitrogênio uréico não está associada a um aumento dos níveis plasmáticos da creatinina. CICLADOL® Supositórios deve ser usado com cautela em pacientes com história recente de hemorróidas e fissuras anais.
Administração durante a gravidez e o aleitamento - O medicamento é contra-indicado no caso de gravidez confirmada ou presumível e durante o período de aleitamento.
Uso em pediatria - Não existe ainda experiência suficiente estabelecendo as indicações e posologia do medicamento para crianças.
Interações medicamentosas - Existe a possibilidade de sensibilidade cruzada com o ácido acetilsalicílico ou outros antiinflamatórios não-hormonais. O complexo piroxicam b-ciclodextrina não deve ser administrado a pacientes nos quais o ácido acetilsalicílico ou outros fármacos antiinflamatórios não-hormonais provocam sin
(*) Preços de medicamentos referenciais. Parceria com Drogaria com mais de 50 anos de tradição. Remédios baratos, entrega segura e rápida para todo Brasil. Os dados ou informações aqui não devem EM NENHUMA HIPÓTESE ser utilizados para automedicação.
Somente o médico está apto a diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado.