Os hábitos diários refletem na qualidade de vida de todas as pessoas, em qualquer faixa etária. Da mesma forma, na pele. Para mantê-la saudável, é necessário entender os efeitos causados pela rotina, além de conhecer seu papel e sua estrutura.
"Uma das funções principais da pele é a nossa defesa, ela serve como proteção e revestimento de órgãos, músculos e ossos", destaca Rosângela Hilda Gesuíno Moreira, profissional de estética e docente do Senac Tatuapé. Ela palestrou na unidade para cerca de 50 pessoas, em 19 de fevereiro, sobre o tema: A Influência dos Hábitos de Vida na Pele.
Rosângela explicou aos presentes as funcionalidades e a composição do órgão. "Ele nos protege contra agressões físicas, químicas e biológicas e é composta por basicamente três camadas: epiderme (mais superficial), derme (contém vascularizações que levam nutrientes) e hipoderme (armazena as reservas de gordura)".
Malefícios
Composta por convidados, profissionais da área e estudantes do curso Técnico em Estética e do programa Aprendizagem da unidade, a plateia questionou à palestrante sobre diversos temas, entre eles a influência negativa de determinados hábitos na pele.
Sobre esse assunto, Rosângela destacou as consequências do cigarro e do álcool. "A nicotina presente no cigarro pode se instalar no organismo e modificar a estrutura dos vasos sanguíneos, aumentando os riscos de infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC). Essa substância atrapalha a chegada de nutrientes na derme, resseca a cútis – que se torna fina e opaca – e deixa o rosto com tom acinzentado ou avermelhado", explica.
Além disso, outros males foram citados pela profissional, como a oleosidade e a dilatação dos poros fomentadas pelo álcool, e diversos reflexos na pele causados pelo estresse cotidiano, pela insônia, exposição excessiva ao sol e má alimentação.
Benefícios
O foco principal é criar o hábito de se cuidar. Para a docente, é necessário criar uma rotina saudável, que inclua ter um sono equilibrado, se alimentar corretamente, praticar exercício físico, ter seu momento de relaxamento e usar protetor solar.
É o que afirma Rosângela: "durante o sono são liberados hormônios que nutrem as células e as transformam em energia. O adequado é ter um descanso reparador, sem ruídos, e o tempo adequado varia de acordo com a necessidade de cada pessoa, de cinco a oito horas de sono aproximadamente. É ideal evitar café e refrigerante próximo da hora de dormir". Outro item essencial é a água. "Ela atua em todos os sistemas do corpo. Hidrata a pele e auxilia no funcionamento do intestino".
Destaque também para a alimentação saudável. "Os alimentos importantes para o corpo são os construtores (ricos em proteínas, como leite e carne vermelha) que auxiliam na produção de colágeno e consequente firmeza da pele e tonicidade muscular; os reguladores (vitaminas e minerais, como legumes, verduras e frutas) que fornecem vitaminas A, C e E, responsáveis pela manutenção das fibras de colágeno e elastina, clareamento da pele e função antioxidante; e os energéticos (carboidratos, como pães, arroz e batata), combustível para o corpo, que estimulam o trabalho celular", detalha a profissional de estética.
Para a vendedora Cátia Matos, participante do evento, o tema é muito relevante, pois hoje as pessoas estão mais preocupadas com a saúde. "As informações recebidas foram muito úteis, especialmente porque estou ingressando na área da beleza. Aprendi muito sobre os benefícios dos cuidados com a pele e pretendo utilizar esses conhecimentos na minha vida profissional", relata.
Dicas
Confira abaixo algumas dicas importantes para o dia a dia, evidenciadas por Rosângela:
- Cuidado para remover demais a proteção da pele durante o banho. Use o sabonete de forma moderada.
- A exposição à radiação solar é benéfica e necessária ao organismo, pois sintetiza a vitamina D e ajuda a fixar o cálcio. Porém, o excesso de raios ultravioletas UVA, UVB e infravermelho podem desencadear manchas na pele e até câncer de pele. O surgimento de manchas deve ser acompanhado por um médico.
- A proteção solar é necessária o dia todo, especialmente no rosto (indicado o bloqueador com fator de proteção 30). Lembrando que a lâmpada branca emite radiação UVA, por isso, é necessário usar protetor até em locais fechados.
- Na praia, lembre-se do kit sol: boné ou chapéu, filtro solar, guarda-sol, óculos escuros e camisetas.
- Tome bastante água! A quantidade é variável de acordo com cada pessoa. O mínimo indicado é de 1 a 1,5 litro por dia.
- Como cuidado diário, lembre-se de lavar o rosto com sabonete neutro, tonificar com loção adequada ao tipo de pele e durante o dia usar protetor solar (fator 30). À noite, usar creme nutritivo adequado.
- A partir das 22 horas a pele absorve melhor os nutrientes, por isso, não se esqueça de passar os cremes noturnos.
- Pratique exercício físico - como caminhada, bicicleta ou natação - que aumenta a circulação sanguínea e a frequência cardíaca.
- Reserve um momento para bem-estar e relaxamento, como descanso, meditação, leitura e dança.
Fonte: http://www.sp.senac.br/