Estou com prisão de ventre?
É importante lembrar que você não precisa necessariamente ir ao banheiro ao menos uma vez por dia.
Algumas pessoas saudáveis precisam ir ao banheiro apenas três vezes durante a semana; outras, três vezes ao dia.
É sempre inoportuno administrar qualquer medicamento sem que seu corpo realmente precise.
Visite seu médico se você tem dúvidas sobre seu sistema digestório.
Por que estou com prisão de ventre?
Em um intestino com prisão de ventre, os músculos não funcionam corretamente: o movimento peristáltico pára temporariamente ou trabalha vagarosamente. Existem diversas causas para esse problema.
As principais estão relacionadas à idade e ao sexo da pessoa. Para aprender mais sobre isso, selecione no menu a opção “Prisão de ventre – idade e sexo”. Estas são algumas das causas mais comuns da prisão de ventre:
Principais causas da prisão de ventre
* idade avançada
* efeitos dos hormônios durante o período menstrual
* mudanças hormonais durante a gravidez e a menopausa
* falta de exercício e/ou uma dieta não-balanceada
* stress ou preocupação, ignorando a necessidade de ir ao banheiro
* alguns medicamentos, como por exemplo analgésicos, antiácidos, antidepressivos e controladores de pressão
*algumas doenças, como diabetes, mal de Parkinson e outras enfermidades neurológicas
Tipos de prisão de ventre
Pessoas diferentes sofrem com prisão de ventre em diversas formas. É importante entender a natureza da prisão de ventre que você sofre, pois só assim você poderá tratá-la da melhor forma. Dulcolax® sempre recomenda que você consulte seu médico para tirar todas as dúvidas sobre digestão, especialmente se você presenciar sintomas ou mudanças drásticas, como dor.
O problema ocasional: prisão de ventre aguda
A prisão de ventre aguda é temporária, ocorre repentinamente e costuma ser uma reação a um acontecimento particular.
O intestino grosso é um órgão muito sensível e pode reagir a diversas influências externas deixando devagar ou parando seu movimento peristáltico normal.
Isso pode acontecer quando nossa rotina é alterada – como por exemplo uma viagem ou mudança de emprego, e também pode acontecer ao administrarmos um novo medicamento: alguns medicamentos podem causar, como efeito colateral, a prisão de ventre. O intestino grosso pode também reagir aos próprios hormônios do organismo, assim como as mulheres sofrem com a prisão de ventre durante a menstruação ou a menopausa. A prisão de ventre também pode acontecer por conta de alguma obstrução em nossos intestinos.
Se você está sofrendo com prisão de ventre aguda, seu corpo estará apto a retomar seu ritmo natural em poucos dias. Ao sentir a necessidade de fazer com que seu intestino grosso volte a seu ritmo normal, Dulcolax® faz com que o alívio da prisão de ventre seja delicado e efetivo.
No caso de dores estomacais ou sangue nas fezes, consulte seu médico imediatamente.
O problema persistente: prisão de ventre crônica
Em algumas pessoas, o intestino grosso não funciona corretamente, deixando de cumprir sua tarefa de digerir e eliminar alimentos. Esse problema pode ocorrer por uma série de fatores. Algumas doenças podem causar a prisão de ventre crônica, por necessitarem de tratamento contínuo, que podem alterar as funções naturais do intestino. Algumas vezes, porém, esse problema pode ser causado pelo estilo de vida de cada um: uma pessoa que trabalha bastante, por exemplo, pode não ter tempo para praticar exercícios físicos, e seu intestino grosso pode sofrer com as conseqüências disso.
Se a prisão de ventre persistir por mais de duas semanas, ou retornar mesmo depois de curada, visite seu médico. É importante entender por que seu intestino grosso pode não estar funcionando corretamente, e encontrar o melhor tratamento.
Prisão de ventre ou funcionamento normal? Pseudo-obstrução
Algumas vezes, as pessoas acham que estão com prisão de ventre quando na realidade não estão completamente. Isso é simplesmente o corpo seguindo seu ritmo natural, o que pode resultar em alguns dias sem idas ao banheiro.
Especialmente após tomar um laxativo, como Dulcolax®, você pode ficar algum tempo sem ir ao banheiro. Tal fato acontece por que seu intestino grosso ficará completamente limpo, e sem resíduos para serem eliminados depois que o efeito laxativo aconteceu.
Opções de tratamento para a prisão de ventre
Qualquer pessoa que já sofreu com prisão de ventre sabe o quanto isso interfere em todos os campos da vida, além de provocar uma grande sensação de desconforto e inchaço, impactando também nossas questões emocionais. Uma dieta balanceada, a prática de exercícios regulares e a redução do stress podem ajudar a prevenir a prisão de ventre. Para maiores informações sobre isso, acesse a sessão “Evitando a prisão de ventre”.
Algumas vezes decidimos optar pela ajuda de um laxante: um que promova o alívio da prisão de ventre, mas que seja delicado e seguro. Dulcolax® age no alívio efetivo e delicado da prisão de ventre de milhões de pessoas.
Entretanto, se a prisão de ventre tornar-se um problema contínuo e acompanhado com outros sintomas, como dores abdominais ou traços de sangue nas fezes, visite seu médico.
Essa sessão também analisa as vantagens e desvantagens dos quatro principais tipos de laxativos.
Ajuda médica profissional
Dulcolax® alivia a prisão de ventre ocasional de forma efetiva. Mas, assim como todos os outros medicamentos, nenhum laxante deve ser administrado por longos períodos sem a recomendação de seu médico. Você percebeu que a prisão de ventre tornou-se um problema constante, ou que não responde a um tratamento? Você costuma ter fortes dores na barriga? Já notou traços de sangue em suas fezes?
Se você respondeu “sim” a qualquer uma dessas questões, recomendamos que você visite seu médico. Só ele poderá fazer o diagnóstico, lhe ajudando a entender exatamente o que está por trás de seus problemas digestórios.
Exercícios físicos: uma importante chave para a digestão saudável
Os exercícios físicos são muito importantes para um estilo de vida saudável, e isso já é bem conhecido. Então não há surpresa alguma quando dizemos que estes são bastante efetivos ao suportarem também nosso sistema digestório.
Uma boa sugestão é que devemos fazer com que a prática de exercícios torne-se um hábito constante: da infância até o final da vida. Por isso preparamos importantes informações sobre como os exercícios físicos ajudam nosso sistema digestório.
Crianças
Problemas com a digestão não se limitam aos adultos: crianças também devem aprender a importância da digestão. Embora muitas crianças realizem diversas atividades físicas, um número crescente delas simplesmente não pratica exercícios regularmente. Ao contrário das gerações passadas, que realizavam inúmeras atividades físicas, as crianças de hoje concentram-se somente em atividades populares que são realizadas sem esforço algum, como assistir televisão e jogar vídeo-game.
Recomendamos que os pais dessas crianças devem encorajá-las a praticar atividades físicas. As oportunidades são inúmeras: desde os jogos tradicionais, como esconde-esconde, até atividades mais populares atualmente, como andar de bicicleta, skate e patins, nadar, jogar futebol ou praticar quaisquer outros esportes coletivos, que além de beneficiarem as crianças na parte física, também desenvolvem-nas socialmente.
Adultos
Se você acha que a prisão de ventre está interferindo em sua dia a dia, recomendamos que você reflita se os exercícios físicos estão presentes constantemente em seu estilo de vida.
Normalmente, deixamos de praticar atividades físicas por diversas razões. Muitas pessoas acreditam não ter tempo para isso. Outras acham que esta prática é simplesmente muito cansativa. E ainda existem pessoas que de certa forma são intimidadas pelos esportes competitivos, e que por isso não praticam exercício algum.
Os benefícios dos exercícios físicos, no entanto, podem ser enormes. Especialmente para as pessoas que sofrem com a prisão de ventre. O segredo de um ótimo planejamento de exercícios é simples: você deve praticar regularmente algo que goste de verdade. E isso inclui atividades simples, como, por exemplo, subir as escadas do seu prédio ao invés de utilizar o elevador. Lembramos que diversos exercícios fortalecem a musculatura abdominal, facilitando os processos digestórios.
Idosos
Ao se aposentar, muitas pessoas encontram mais dificuldades em manter qualquer atividade física. Entretanto, os exercícios são muito importantes não só para os idosos, mas como para qualquer pessoa, pois aumentam a capacidade circulatória, fortalecem músculos e articulações e nos ajudam a manter a flexibilidade de nossos corpos. Ao cuidar de uma pessoa idosa, você deveria lembrá-la – especialmente àquelas que sofrem com a prisão de ventre - dos enormes benefícios dos exercícios físicos.
A caminhada é uma das atividades mais praticadas pelos idosos, assim como a natação e a hidroginástica. Muitas academias oferecem programações especiais para estas pessoas. Consulte sempre seu médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios.