Lactulona®
Lactulose
Uso adulto e pediátrico
Composição - Cada ml de xarope contém: Lactulose 667 mg.
Informações técnicas - LACTULONA Xarope apresenta como princípio ativo a lactulose, dissacarídio comum, também denominada quimicamente como 4-0-b-D-galactopiramosil-D-frutofuranose. Uma vez ingerida, a lactulose não é absorvida pelo trato gastrintestinal e nem hidrolisável pelas enzimas intestinais, devido a ausência da enzima específica (a lactulase), chegando ao cólon praticamente inalterada, onde é fermentada pelas bactérias sacarolíticas, produzindo o ácido láctico e pequenas quantidades de ácido acético e ácido fórmico. LACTULONA, pela sua ação fisiológica e não farmacológica, é especialmente indicada nos casos em que a facilidade máxima de evacuação e a necessidade de evitar esforços sejam fundamentais. LACTULONA não é laxante e sim agente fisiológico recondicionador da regularidade intestinal, razão pela qual pode levar até 3 a 4 dias para se obter os primeiros efeitos.
Indicações - Tratamento sintomático da constipação intestinal. Prevenção e tratamento de encefalopatia hepática (encefalopatia portossistêmica), incluindo as etapas de pré-coma hepático e coma.
Contra-indicações - O medicamento não deve ser empregado em pacientes com intolerância à lactose, na presença de galactosemia e apendicite, bem como obstrução intestinal.
Precauções - Por conter pequenas quantidades de galactose e lactose, deve ser levado em consideração especialmente ao se administrar doses elevadas a pacientes diabéticos ou portadores de encefalopatia portossistêmica, visto que estes dois açúcares são absorvidos. Recomenda-se que o médico leve em consideração o fato de que o uso de lactulose em grávidas não foi avaliado.
Interações medicamentosas - Outros laxativos não devem ser usados, especialmente durante a fase inicial da terapia da encefalopatia portossistêmica, porque seu uso pode, falsamente, sugerir que a dosagem adequada de LACTULONA foi alcançada.
Posologia - Constipação intestinal crônica: Lactentes: 5 ml/dia; crianças de 1 a 5 anos: 5 a 10 ml/dia; crianças de 6 a 12 anos: 10 a 15 ml/dia; adultos e jovens acima de 12 anos: 15 a 30 ml/dia. A posologia pode ser ajustada a cada dia para se conseguir 2 ou 3 evacuações moles diariamente. Encefalopatia hepática, pré-coma e coma hepático: Iniciar com 60 ml ao dia, podendo chegar, em casos severos, a 150 ml ao dia.
Administração - LACTULONA pode ser administrada preferencialmente em uma única tomada pela manhã ou à noite, pura ou juntamente com a alimentação, ou ainda misturada com suco de fruta, leite, iogurte, água ou qualquer líquido do agrado do paciente.
Apresentações - LACTULONA Xarope: Frascos com 120 ml e caixas com 10 sachês de 15 ml cada.
Registro no M.S. 1.0454.0043.
SANKYO PHARMA BRASIL Ltda.
(*) Preços de medicamentos referenciais. Parceria com Drogaria com mais de 50 anos de tradição. Remédios baratos, entrega segura e rápida para todo Brasil. Os dados ou informações aqui não devem EM NENHUMA HIPÓTESE ser utilizados para automedicação.
Somente o médico está apto a diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado.