Mevalotin®
Pravastatina sódica
Uso adulto
Composição - Cada comprimido contém: 10 mg, 20 mg e 40 mg de pravastatina sódica (equivalente a pravastatina).
Informações técnicas - A pravastatina pertence à classe de hipolipemiantes conhecidos como inibidores competitivos de HMG-CoA redutase, que reduzem a biossíntese do colesterol. A pravastatina é altamente eficaz na redução do C-total, LDL-C e TG em pacientes com formas de hipercolesterolemia heterozigótica familiar, combinada familiar e não-familiar (não-FH) e dislipidemia mista. A resposta terapêutica é evidenciada em uma semana e a resposta máxima normalmente é conseguida dentro de 4 semanas. O efeito é mantido durante períodos extensos de terapia.
Indicações - A terapia com MEVALOTIN deve ser associada a uma dieta restrita em gorduras saturadas e colesterol, quando a resposta à dieta e outras medidas não-farmacológicas isoladas não forem adequadas. Prevenção da doença arterial coronariana: Em pacientes com hipercolesterolemia sem doença arterial coronariana clinicamente evidente, MEVALOTIN é indicado como um adjunto à dieta para reduzir o risco de infarto do miocárdio fatal e não-fatal. Também é indicado como adjunto nos procedimentos de revascularização do miocárdio, quando necessário, assim como na melhora da sobrevida destes pacientes através da redução das mortes cardiovasculares. MEVALOTIN é indicado para redução dos níveis de colesterol-LDL, colesterol total e triglicérides que se encontram elevados em pacientes com hipercolesterolemia primária e dislipidemia mista (Fredrickson tipos IIa e IIb). Antes de se iniciar a terapia com MEVALOTIN, causas secundárias de hipercolesterolemia deverão ser excluídas e deverá ser realizado um perfil lipídico para medir C-total, HDL-C e TG. Progressão da doença aterosclerótica e eventos clínicos cardiovasculares: Em pacientes hipercolesterolêmicos com doença aterosclerótica cardiovascular, MEVALOTIN está indicado como adjunto à dieta para reduzir a velocidade de progressão da aterosclerose e para reduzir a incidência de eventos cardiovasculares clínicos. Infarto do miocárdio: MEVALOTIN é indicado para reduzir o risco de infarto do miocárdio recorrente em pacientes com nível plasmático de colesterol médio, necessidade de procedimentos de revascularização do miocárdio (cirurgia ou angioplastia) e redução do risco de acidente vascular cerebral e ataques isquêmicos transitórios (TIAs).
Contra-indicações - Pacientes com hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula; doença ativa do fígado ou elevações persistentes, não-explicadas, nos testes de função hepática; gravidez e lactação.
Precauções - Mialgia, miopatia e rabdomiólise foram relatados com o uso de inibidores da HMG-CoA redutase. A terapia com pravastatina deverá ser descontinuada se ocorrerem aumentos acentuados dos níveis de CPK ou se houver suspeita ou diagnóstico de miopatia. Uso pediátrico: O tratamento com MEVALOTIN não pode ser recomendado para menores de 18 anos.
Posologia e modo de usar - O paciente deve ser colocado em uma dieta redutora de colesterol antes de receber MEVALOTIN e deverá ser mantido na mesma durante o tratamento. O tratamento deve ser individualizado, levando em consideração o grau de elevação do C-total e LDL-C, bem como as condições coexistentes e outros fatores de risco. A dosagem recomendada é de 10 a 40 mg diários, administrados em dose única, preferencialmente ao deitar.
Apresentações - MEVALOTIN 10 mg: Embalagem com 30 comprimidos. MEVALOTIN 20 mg: Embalagem com 30 comprimidos. MEVALOTIN 40 mg: Embalagem com 30 comprimidos.
Registro no M.S. 1.0454.0047.
SANKYO PHARMA BRASIL Ltda.
(*) Preços de medicamentos referenciais. Parceria com Drogaria com mais de 50 anos de tradição. Remédios baratos, entrega segura e rápida para todo Brasil. Os dados ou informações aqui não devem EM NENHUMA HIPÓTESE ser utilizados para automedicação.
Somente o médico está apto a diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado.