Veja preços de medicamentos e compre online! Pagina Inicial Quem somos Notícias e novidades Doenças e tratamentos Entenda sobre Fale conosco
Auto completar
Pesquisar por:
Nome
Princípio Ativo
Indicação Terapêutica
    Ordenar resultado por:
Nome [A..Z]
Menor preço
Cód. de barras: 7897851250370

MONOCORDIL 50MG CX 24 CAP RET BALDACCI

Preço máximo: R$36,77
Genérico: Não
Registro MS: 1014600520086
Laboratório: BALDACCI

ISOSSORBIDA, NITRATO
INSUFICIÊNCIA (Coronariana) - V. também Angina (do Peito)
ANGINA (do Peito) - V. também Insuficiência (Coronariana)

+ Detalhes

Monocordil
Mononitrato-5 de isossorbida

Nitrato


Composição
Cada comprimido de 20 mg contém: Mononitrato-5 de isossorbida 20 mg.
Cada comprimido de 40 mg contém: Mononitrato-5 de isossorbida 40 mg.
Cada cápsula contém 50 mg de monitrato-5 de isossorbida em grânulos de liberação programada.

Cada ampola contém: Mononitrato-5 de isossorbida 10 mg; água bidestilada q.s.p. 1 ml ou mononitrato-5 de isossorbida 50 mg; água bidestilada q.s.p. 10 ml.

Cada comprimido de 5 mg sublingual contém 5 mg de mononitrato-5 de isossorbida.

Informações técnicas
Farmacodinâmica:

MONOCORDIL, mononitrato-5 de isossorbida, por possuir ação relaxante direta sobre a circulação coronária e circulação venosa, faz com que haja um aumento do fluxo coronário e redução da pré-carga.

Ao ocorrer a venodilatação, há uma diminuição do retorno venoso, do volume cardíaco, da pressão diastólica final do ventrículo esquerdo, com conseqüente diminuição da pré-carga e do consumo de oxigênio.

Reduzem-se também a pressão capilar pulmonar e a pressão na artéria pulmonar, sendo este o mecanismo básico da melhora da performance cardíaca.

Concomitantemente à ação no sistema venoso, ocorre uma vasodilatação no sistema arterial periférico, induzindo a diminuição da resistência vascular sistêmica, da pressão arterial, da pressão sistólica intraventricular e resistência à ejeção ventricular, fazendo com que ocorra um aumento da fração de ejeção, diminuição da pós-carga e do consumo de oxigênio.

Farmacocinética:
MONOCORDIL, mononitrato-5 de isossorbida, é rápida e completamente absorvido pelo trato gastrintestinal após administração oral, sem sofrer efeito de primeira passagem no fígado, como ocorre com o dinitrato de isossorbida.

Em conseqüência, a biodisponibilidade é praticamente 100%, a concentração sangüínea obtida por via oral é semelhante à obtida após aplicação endovenosa de dose igual.

Pela via oral, sua ação é gradual, tendo início 20 minutos após sua administração, atingindo a concentração sangüínea máxima em 1 a 2 horas.

Pelas vias, endovenosa e sublingual, a ação é praticamente imediata.

A meia-vida plasmática é de aproximadamente 5 horas e seus efeitos persistem por 8 a 12 horas, com eliminação via renal.

Na forma retard, após a liberação imediata de cerca de 35% do componente ativo (17,5 mg), o restante vai sendo liberado de hora em hora, mantendo níveis terapêuticos por cerca de 17 horas.

As 7 horas restantes, livres de nitratos, permitem a recuperação dos radicais sulfidrila, evitando assim o fenômeno de tolerância.


Monocordil sublingual é elaborado por processo especial, que permite a desintegração rápida do comprimido ao contato com a saliva, devendo ser utilizado durante a ocorrência de crises de angina, ou antes de situações que possam desencadear uma crise.

Na forma injetável está indicado nas emergências cardiovasculares, na eliminação do espasmo durante as cinecoronariografias, antes, durante ou após as angioplastias.

Indicações -
   a. Terapia de ataque e de manutenção da insuficiência coronária.

   b. Tratamento e profilaxia:
      1) Angina de esforço (angina secundária ou angina estável ou angina crônica).

      2) Angina de repouso (angina primária ou angina instável ou angina de Prinzmetal ou angina vasoespástica).

      3) Angina mista (angina de esforço e angina de repouso).


   c. Angina pós-infarto.

  d. Terapia de ataque e manutenção na insuficiência cardíaca aguda ou crônica, em associação aos cardiotônicos, diuréticos e também aos inibidores da enzima conversora.


Na forma sublingual, para alívio das crises de angina ou em situações que possam desencadeá-las.


Contra-indicações
Nos casos de hipotensão arterial severa ou hipersensibilidade à droga.

Embora os nitratos não devam ser administrados de rotina no infarto agudo do miocárdio, deve-se reservar seu uso para os casos complicados com insuficiência cardíaca, hipertensão arterial ou dor persistente, onde a suboclusão da artéria responsável pelo infarto, espasmo ou lesões críticas em outras artérias permanecem inalterados.


Interações medicamentosas
O uso concomitante com acetilcolina, anti-histamínicos ou anti-hipertensivos aumenta o efeito hipotensor ortostático dos nitratos; com simpatomiméticos pode reduzir o seu efeito antianginoso.


Precauções
Como com todos os nitratos, recomenda-se cautela quando administrado a pacientes com glaucoma, hipertireoidismo, anemia severa, traumatismo craniano recente e hemorragia cerebral.


Reações adversas
Nas doses habituais os efeitos colaterais são mínimos; como acontece com todos os nitratos, pode ocorrer cefaléia, que tende a desaparecer com a continuidade do tratamento, bem como hipotensão e náusea.


Posologia
Comprimidos: A posologia habitual é de 1/2 a 1 comprimido, 2 a 3 vezes ao dia.
Para obtenção do efeito terapêutico máximo, tanto na insuficiência cardíaca como coronariana, recomenda-se o início do tratamento com pequenas doses e aumentar progressivamente, de acordo com a resposta terapêutica e a tolerância.

Retard: 1 cápsula ao dia.

Ampolas (injetáveis):
   1. Bolus:
      a. Intravenoso: 20 a 80 mg cada 8 ou 12 horas (média 0,8 mg/kg);
    
      b. Intracoronário: 10 a 20 mg.

   2. Infusão contínua:
      Intravenoso: 0,8 mg/kg diluído em 100 ml de soro fisiológico ou glicosado (correr em 2 a 3 horas cada 8 ou 12 horas), ou dose ajustada conforme critério médico.


Não faça automedicação. CONSULTE UM MÉDICO!

(*) Preços de medicamentos referenciais. Parceria com Drogaria com mais de 50 anos de tradição. Remédios baratos, entrega segura e rápida para todo Brasil. Os dados ou informações aqui não devem EM NENHUMA HIPÓTESE ser utilizados para automedicação. Somente o médico está apto a diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado.

 Você compra medicamentos pela Internet?
Com frequência
De vez em quando
Raramente compro
Nunca comprei
Desenvolvimento: qualitÉ! Tecnologia
Bulas, Princípio ativo, Indicações Terapêuticas, Fotos, Notícias, Doenças e Tratamentos, Espaço Acadêmico.
Pesquise Medicamentos - ® 2009. Todos os direitos reservados.   Administração  Webmail
PÁGINA PRINCIPAL | QUEM SOMOS | NOTÍCIAS | DOENÇAS E TRATAMENTOS | ENTENDA SOBRE | CONTATO
[email protected]