Veja preços de medicamentos e compre online! Pagina Inicial Quem somos Notícias e novidades Doenças e tratamentos Entenda sobre Fale conosco
Auto completar
Pesquisar por:
Nome
Princípio Ativo
Indicação Terapêutica
    Ordenar resultado por:
Nome [A..Z]
Menor preço
Cód. de barras: 7896372500513

URODONAL FR 140G GRAN FARMABRAZ

Preço máximo: R$21,65
Genérico: Não
Registro MS: 1034200520016
Laboratório: FARMABRAZ

METENAMINA (Assoc.)
TEOBROMINA (Assoc.)
HIPERURICEMIAS (V. também Gota)

+ Detalhes

URODONAL (Farmabraz). 

Composição
Teobromina, hexametilenotetramina etc. 

Indicação
Uricemia. 

Apresentação
Embalagem com 100 g de granulado efervescente.

 

 

Sobre os componentes

Para que serve a teobromina?

A teobromina quando foi descoberta, no final do século 19, foi usada na medicina em tratamentos contra edema, que corresponde ao acúmulo excessivo de líquido em partes do corpo e ataques de angina, que acontece quando há interrupção parcial da irrigação de sangue no coração, nos tipos sifilítico e degenerativo.

 

Atualmente, a medicina utiliza a substância como vasodilator, ou seja, alargador do vaso sanguíneo, estimulante do coração e como auxílio para a eliminação de urina. A substância também é aproveitada na prevenção do câncer.

 

 

Contraindicações

Em seres humanos, a teobromina pode não causar efeitos tóxicos, porém é perigoso que a substância seja ingerida por animais. Ela é tóxica para bichinhos domésticos como cães e também pode ser prejudicial aos cavalos.

 

Isso acontece porque os animais podem metabolizar mais lentamente, o que faz com que haja risco de envenenamento, seguido de ataque epiléticos e até a morte. Outras complicações possíveis são os problemas digestivos, desidratação, excitabilidade e taxa lenta de batimentos do coração.

 

Teobromina é um alcaloide da família das metilxantinas, da qual também fazem parte a teofilina e a cafeína. Substância normalmente encontrada no fruto do Theobroma cacao, e por isso esse composto é normalmente encontrado no chocolate. Está presente também na semente do guaraná.

A teobromina é um alcaloide primário achado no cacau e chocolate; chocolate contém 0.5-2.7% de teobromina (no entanto o chocolate branco contém poucos vestígios) .

 

No fígado humano, a cafeína é metabolizada por enzimas em 10% teobromina, 4% teofilina, e 80% paraxantina.

 

 

 

 

 

Para que serve a Metenamina?

 

Metenamina é a substância ativa de um medicamento para infecção urinária.

 

Esse medicamento de uso oral, atua contra as bactérias do sistema urinário, diminuindo as dores e desconfortos causados pela infecção. A sua absorção é rápida, controlando assim a acidez da urina e garantindo a eficácia do tratamento.


Indicações

Infecção urinária.

 

Efeitos colaterais

Cólica abdominal; falta de apetite; náusea; vômito.

 

Contraindicações

Gravidez risco ; mulheres em fase de lactação; indivíduos com desidratação grave; doenças nos rins; doenças no fígado; hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula.

 

 

 

 

 

 

As plantas com maiores quantidades de Teobromina são:

 

Theobroma cacao

Theobroma bicolor

Ilex paraguariensis

Camellia sinensis

Cola acuminata

Theobroma angustifolium

Paullinia cupana

Coffea arabica

 

 

Depois da sua descoberta no final do século 19, a teobromina foi posta em uso em 1916, quando foi recomendada pelos Princípios de Publicação de Tratamento Médico como um tratamento para edema (líquido excessivo em partes do corpo), ataques de angina sifilítica, e angina degenerativa. O Diário Americano de Nutrição Clínica diz que a teobromina era uma vez usada como tratamento para outros problemas circulatórios inclusive arteriosclerose, certas doenças vasculares, de angina pectoris, e hipertensão.

 

Na medicina moderna, a teobromina é usada como um vasodilator (um alargador de vaso sanguíneo), uma ajuda para eliminar a urina e estimulante do coração. Além disso, o uso futuro de teobromina em campos de prevenção de câncer foi patenteado.

 

No fígado humano, a teobromina é metabolizada em metilxantina e subsequentemente em ácido metilúrico.

 

 

 

Organismo humano

Mesmo que a teobromina e a cafeína sejam semelhantes por serem alcaloides relacionados, a teobromina tem menos impacto no sistema nervoso central e estimula o coração em um maior grau. Ainda que a teobromina não seja uma substância viciante, foi apontada como causadora do vício por chocolate. O chocolate é considerado afrodisíaco, pois seus efeitos incluem os efeitos estimulativos da teobromina: prazer induzido pelo hipotálamo, como o efeito da doçura de chocolate e natureza gordurosa, ou como o chocolate afeta os níveis de serotonina. Enquanto a serotonina tiver um efeito aprazível, em concentrações altas pode ser convertida à melatonina que em quantias grandes aumenta o apetite sexual.

 

Como é um estimulante do miocárdio, como também um vasodilator, aumenta as batidas do coração, contudo também dilata os vasos sanguíneos, enquanto diminui a pressão sanguínea. Porém, um recente artigo publicado sugere que a diminuição da pressão sanguínea pode ser causada através de flavanols. Além disso, seu efeito de drenagem permite isto ser usado para tratar falência cardíaca que pode ser causada por uma acumulação excessiva de fluido.

 

Um estudo publicado em 2005 pela Faculdade Imperial de Londres concluiu que a teobromina tem uma substância que reduz a tosse, efeito superior à codeína, suprimindo atividade do nervo vago. Além do mais, a teobromina é útil em tratamentos de asma sendo que relaxa os músculos, inclusive os achados nos brônquios.

 

 

Chocolate.

Há uma possível associação entre teobromina e um risco aumentado de sofrer de câncer de próstata.

 

A teobromina pode causar insônia, tremores, inquietude, ansiedade, como também contribui para produção aumentada de urina. Efeitos colaterais adicionais incluem perda de apetite, náusea, e vômito.

 

Mecanismo de ação

Tem como propriedade a inibição das enzimas fosfodiesterases dos nucleotídeos cíclicos, que tem como função a catálise de decomposição do AMP cíclico e do GMP cíclico em 5'-AMP e 5'-GMP. Portanto, essas vias ficam sobrecarregadas de AMP e GMP cíclicos e a transdução de sinal é potencializada.

 

 

 

A teobromina é largamente encontrada no cacau e, por causa disso, está em grandes quantidades no chocolate. Abaixo você descobrirá os benefícios da teobromina, quais seus efeitos no organismo, para que ela serve e também muitos outros alimentos ricos em teobromina.

 

O chocolate branco também contém teobromina em sua composição, porém em menores quantidades. Há de duas a cinco gramas em cada quilo.

 

Alimentos remosos são aqueles que dificultam a cicatrização ou até mesmo ajudam na inflamação. É recomendado que, após qualquer tipo de cirurgia de pequeno ou grande porte, se evite esse tipo de alimento. Descubra se chocolate é remoso.

 

Para quem ama chocolate mas tem algum tipo de restrição alimentar – seja ela glúten, lactose ou outro – ou simplesmente não quer ganhar aquelas calorias a mais, conheça abaixo algumas receitas criadas especialmente para esses casos.

 

 

Dentre os benefícios da teobromina estão a diminuição da pressão arterial, devido ao fato da substância poder dilatar os vasos sanguíneos, e o relaxamento dos brônquios nos pulmões. Também entra nessa lista o uso de medicamentos para tosse, informação que foi publicada em 2005, por meio de uma pesquisa realizada em 2005 pela Universidade Imperial de Londres.

 

Além disso, há estudos que indicam que a substância age no chamado “nervo vago”, o décimo par de nervos cranianos, que corre dos pulmões ao cérebro.

 

Apesar de ter propriedades similares ao café, a teobromina, diferente dele, não afeta o sistema nervoso central.

 

 

Efeitos

Um dos efeitos relacionados à presença de teobromina no chocolate é a sensação revigorante que ele traz. Ela também possui efeito diurético, que é útil para reduzir os níveis de água no corpo, perder peso e diminuir o inchaço. A substância ainda possui os efeitos estimulante e relaxante.

 

Recentemente, um estudo da Unilever Research & Development Vlaardingen chegou à conclusão de que os impactos benéficos do cacau em relação ao bom colesterol (HDL) são ligados à quantidade de teobromina presente no fruto e não aos flavonóides.

 

Os pesquisadores entenderam com o estudo que uma ingestão diária de 850 miligramas da substância aumenta em 0,16 mmol/L a concentração do colesterol bom (HDL). Eles também definiram com a pesquisa que a teobromina é o maior componente do cacau responsável por beneficiar o efeito de crescimento do HDL.

 

O estudo

Durante a realização desse estudo, os pesquisadores recrutaram 152 homens e mulheres saudáveis para participar dos testes. Eles consumiram diariamente 200 mililitros de uma bebida durante quatro semanas. Essa bebida poderia conter cacau, com 150 miligramas de teobromina e 325 miligramas de flavonóides, teobromina pura na quantidade de 850 gramas, cacau mais uma quantia de teobromina adicionada, com mil miligramas da substância e 325 miligramas de flavonóides ou um placebo sem teobromina ou flavonóides.

 

Os resultados da pesquisa mostraram então uma significativa diferença no efeito da bebida pura contendo teobromina e aquela que continha cacau. A primeira foi a que revelou o resultado de aumento de 0,16 mmol/L no colesterol bom (HDL) em detrimento de nenhum efeito na segunda bebida.

 

 

Alimentos ricos em teobromina

Além do cacau e do chocolate, existem outros alimentos ricos na substância. Alguns exemplos deles são a noz-de-cola e o chá, onde pode haver 400 miligramas em cada 200 calorias. O guaraná também possui teobromina em sua composição, são cerca de 200 a 400 miligramas.

 

Até em pratos conhecidos por não serem tão saudáveis como o pudim, é possível encontrar algumas quantidades da substância. No pudim de chocolate existe de 266 a 327 miligramas de teobromina em cada 200 calorias.

 

Em uma calda de chocolate preparada com mistura de baixa caloria, a quantidade de chocolate é de 273 miligramas em 200 calorias. Já em biscoitos do tipo cookies, esse número é de 183 miligramas na mesma quantia de calorias.

 

Uma bebida de chocolate feita em casa com cacau esquentado apresenta 177 miligramas nessa porção de calorias. Os frozen yogurts de chocolate têm em sua composição 167 miligramas em uma porção de 200 calorias. Por sua vez, um bolo de chocolate pode alcançar um pouco menos: 166 miligramas.

 

Uma bebida feita com café da manhã instantâneo em pó e chocolate possui 162 miligramas de teobromina em 200 calorias. É a mesma quantidade que uma mistura feita a partir de cacau em pó consegue apresentar. Já uma mistura de cacau em pó preparada com água tem um pouco menos: 160 miligramas.

 

150 miligramas é a quantidade que os cookies preparados com graham crackers, bolachas tipicamente americanas com um leve sabor de canela e revestidos de chocolate, possuem da teobromina. Uma calda de chocolate produzida com leite integral possui 142 miligramas em 200 calorias. A calda do mesmo sabor que esteja mais cremosa tem um pouco menos: 141 miligramas.

 

Doces preparados à base de chocolate preto coberto com grãos de café oferecem 136 miligramas de teobromina na porção com 200 calorias. A mesma quantidade que uma calda de chocolate tradicional.

 

É notável que alguns alimentos conhecidos como engordativos e feitos à base de chocolate aparecem na lista. Entretanto, antes de sair comendo-os, você sabe que é necessário conhecer os outros elementos que compõem esse alimento e certificar-se de que eles não são prejudiciais à saúde.

 

 

 

(*) Preços de medicamentos referenciais. Parceria com Drogaria com mais de 50 anos de tradição. Remédios baratos, entrega segura e rápida para todo Brasil. Os dados ou informações aqui não devem EM NENHUMA HIPÓTESE ser utilizados para automedicação. Somente o médico está apto a diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado.

 Você compra medicamentos pela Internet?
Com frequência
De vez em quando
Raramente compro
Nunca comprei
Desenvolvimento: qualitÉ! Tecnologia
Bulas, Princípio ativo, Indicações Terapêuticas, Fotos, Notícias, Doenças e Tratamentos, Espaço Acadêmico.
Pesquise Medicamentos - ® 2009. Todos os direitos reservados.   Administração  Webmail
PÁGINA PRINCIPAL | QUEM SOMOS | NOTÍCIAS | DOENÇAS E TRATAMENTOS | ENTENDA SOBRE | CONTATO
[email protected]